O fotógrafo Mitchell Krog, de 39 anos, registrou uma cena impressionante em Pretória, na África do Sul. Ele fotografou o momento em que três raios atingiram o solo dentro de 15 segundos, segundo a agência "Barcroft Media".
"Em quase seis anos fotografando tempestades, essa imagem retrata, mais do que qualquer outra, o caos puro e o poder de uma tempestade com raios", afirmou Krog, que deu o nome de "Caos Monumental".
______________________________________________
Quantos planetas existem no Sistema Solar?
Desde que Plutão foi surpreendemente chutado do Sistema Solar, nós sabemos que a filiação ao "clube dos planetas" está sujeita a mudanças de acordo com os caprichos da Ciência. O que você pode não ter notado é que o atual inventário de oito planetas e um Sol é só e simplesmente o melhor que os cientistas podem fazer no momento.
Mais mudanças no sistema solar?
Acredite, a maioria do nosso Sistema Solar ainda não está cartografada, ou seja, é desconhecida. A área entre Mercúrio e o Sol é brilhante demais para ser vista, e a área depois de Urano é escura demais. Cientistas ainda estão encontrando novos objetos aos montes. E alguns astrônomos acham que pode existir um segundo Sol.
Ainda, o fato de existir uma enorme lacuna nos asteroides depois de uma certa distância de Plutão diz aos cientistas que provavelmente existe um planeta do tamanho da Terra que vem engolindo essas rochas. Então, nosso Sistema Solar provavelmente voltará a ter nove planetas em breve.
Outra pequena anomalia é que as órbitas dos cometas não andam agindo como previsto. A explicação? Deve existir outro planeta afetando-as. E não é algo que se possa simplesmente deixar passar. De acordo com a hipótese, ele é coisa grande - grande do tipo "quatro vezes o tamanho de Júpiter". Chamado Tyche, essa esfera de gás gigante está longe demais para que a luz solar alcance, mas os cientistas estão muito confiantes que uma evidência retirada de um telescópio da NASA, irá provar a existência dele logo. Quem sabe, em poucos anos, nomear todos os planetas será tão difícil quanto nomear todos os Estados.
___________________________________________________
Por que o gelo é escorregadio?
Dizer que o gelo é escorregadio é como dizer que a água é molhada - algo que sabemos desde que nascemos. Presumivelmente, seres humanos sabem que o gelo é escorregadio antes mesmo de descobrirem que o fogo era quente, ou que ele existia. Mas pergunte o porquê, e os cientistas não saberão dar uma explicação melhor do que um homem das cavernas daria. Nós simplesmente não sabemos porque podemos esquiar no gelo e não em pedregulhos. Embora até esse ponto, a maioria de vocês está provavelmente pensando "porque é água!" e é mais ou menos a resposta que os cientistas sempre dão.
Até mesmo em livros mais modernos você pode ler essa explicação popular: diferente da maioria das substâncias, o gelo se expande quanto mais congela. Então quando você anda por ele, você está na verdade compactando ele de volta ao velho estado de água. Parece simples, não? Pena que, além de mal explicado, isso é mentira. Experimentos mostram que seu corpo franzino não exerce pressão suficiente no gelo para transformá-lo em líquido. Os cientistas não sabem explicar isso.
____________________________________________________
Como funciona a gravidade?
É a gravidade. Existe algum conceito no universo que seja mais básico que esse? Você joga a coisa para cima, ela cai. O que há para entender? Acontece que há quatro forças básicas que mantêm o universo unido, e dessas quatro, a gravidade é a única que não faz qualquer sentido. Especificamente, como pode ser tão incrivelmente fraca e incrivelmente forte, ao mesmo tempo.
A gravidade mantém o Universo inteiro unido, e não importa para quão longe você viaje, ela nunca desaparece. E, no entanto, é a força mais fraca que existe. Para ilustrar, sabe quando você aproxima dois ímãs e eles grudam? Essa força é na verdade 10 a 36 vezes mais forte que a gravidade.
Para piorar, no nível dos átomos, moléculas e outras coisas menores, a gravidade simplesmente para de funcionar. Na verdade, gravidade é uma das maiores razões para físicos quânticos e físicos comuns não terem nada para dizer uns aos outros. Nós sabemos mais sobre o que acontece dentro de um átomo do que porque uma bola cai depois que jogamos ela para cima.







Nenhum comentário:
Postar um comentário